Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Já deu entrada na sua ação do FGTS? STJ vai decidir sobre as ações distribuídas

Decisão nas mãos dos ministros

O que for definido pelo STJ valerá para todas as ações do país. Por isso, o tribunal superior mandou suspender todos os processos que estão na Justiça, inclusive os de Juizados. O tema será analisado como recurso repetitivo e deverá ser seguido por todos os juízes do país.

Mesmo com a suspensão, o trabalhador ainda pode entrar com uma ação, mas ela ficará parada logo no início. A vantagem é que a correção monetária vai contar desde a apresentação da ação.

Com o uso da inflação no lugar da TR, o fundo do trabalhador pode dobrar. A TR tem rendido bem abaixo da inflação. Em 2013, o FGTS rendeu 3,2% (3% de juros mais TR). Já a inflação medida pelo INPC fechou em 5,56% no ano passado.

Hoje, o FGTS é corrigido pela TR mais 3% ao ano. Desde agosto de 1999 essa atualização é menor do que a inflação. Em 2013, o STF (Supremo Tribunal Federal) considerou que a TR é insuficiente para corrigir precatórios. Com isso, advogados estavam conseguindo decisões favoráveis à correção maior do FGTS, mas todas ainda são de primeira instância.

São inúmeros os pedidos dos clientes para entrar com a ação, entendemos que o quanto antes for a justiça, estará sendo acumulado o juros.

  • Publicações22
  • Seguidores29
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações470
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ja-deu-entrada-na-sua-acao-do-fgts-stj-vai-decidir-sobre-as-acoes-distribuidas/183099815

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)